
Quando visitaram a Austrália em 2011, Ademar e Carmen Juliani ficaram surpresos com a facilidade que o gado da região tinha de se adaptar às altas temperaturas e à seca do deserto australiano, região nada fácil de se sobreviver. Foi nesse momento que ele percebeu uma ótima oportunidade de negócio. Essa variedade de gado é capaz de sobreviver às difíceis condições climáticas do Nordeste brasileiro. Ele seria o primeiro a trazê-la para o Brasil.
O Droughtmaster é uma raça bovina sintética de origem tropical. Formada na região norte de Queensland, no final do século 19, através do acasalamento de animais zebuínos Brahman com a raça taurina inglesa Shorthorn, a raça foi criada com ímpeto na adaptação e produção no ambiente do norte australiano. O Droughtmaster desenvolveu através desta seleção ambiental, que naturalmente eliminava os animais menos aptos, características como boa resistência ao carrapato, tolerância ao calor e a seca, capacidade de usar o ambiente e as pastagens disponíveis de uma maneira mais eficiente.
A raça possui pelagem vermelha, cuja tonalidade é variável desde o dourado até o vermelho escuro. Naturalmente aspada, possui uma variedade mocha que hoje é quase predominante na raça. Possui pêlos curtos, o que facilita sua adaptação ao calor. Apresenta pele pigmentada, formando uma natural proteção aos raios solares, auxiliando na proteção ao câncer de olhos e a fotossensibilidade. É uma raça muito dócil.
As fêmeas possuem grande facilidade de parto devido a abertura de quadris, e uma excelente habilidade materna com suas crias. Têm grande habilidade leiteira, desmamando bezerros mais pesados, sem que a condição corporal da vaca seja afetada. Raça muito adaptada aos trópicos e de grande longevidade.
Os machos são caracterizados por sua docilidade, que é positivo quando ao manejo dos animais sem o risco de acidentes. Esta docilidade também é muito positiva no que se refere ao ganho de peso dos novilhos, já que animais mais calmos tendem a não perder o foco no alimento quando confinados e não sofrem estresse com o menor movimento. Possuem grande libido, sendo aptos a trabalhar em monta natural.
Os novilhos para engordar apresentam excelente conversão alimentar, portanto, engordam mais, com um menor consumo de alimento. Possuem carcaça de ótima conformação para o frigorífico, com uma cobertura de gordura bem distribuída e elevado rendimento de carcaça fria. Sua carne é de qualidade superior quanto a maciez e a gordura de cobertura.
Somado a todas essas características, a Droughtmaster é mais resistente aos parasitas internos e externos, tolerante à seca e ao calor, necessitando menor quantidade de manejos sanitários que outras raças sintéticas. Forjados para caminhar grandes distâncias em busca de água e alimento, o Droughtmaster possui bons aprumos e cascos fortes.
A baixa mortalidade e os baixos custos de produção fazem com que o potencial financeiro da raça seja muito bom. É um ótimo investimento para aqueles que querem aplicar na pecuária e querem alta probabilidade de retorno, sem correr grandes riscos.
DROUGHTMASTER: O MESTRE DA SECA



